Seminário Nacional da Comissão Assessora do Programa de Reorientação
da Formação Profissional em Saúde Pró-Saúde e Pet-Saúde
10 de agosto de 2012

A Dra. Monica Sampaio Diretora do DEGES /SGTES abriu o Seminário Nacional da Comissão Assessora do Pró-Saúde e Pet-Saúde que contou com a presença de todos os membros da Comissão Assessora do Programa Pró-Saúde e PET-Saúde. Reforçou a necessidade de continuidade e expansão dos Programas Pró-Saúde e Pet- Saúde dada suas trajetórias exitosas. Falou da necessidade de avaliação e monitoramento dessas políticas indutoras para seu aperfeiçoamento reforçando a necessidade da adoção do conceito de rede como perspectiva norteadora a ser seguida dentro da integração da AB, hospitalar entre outros. Contextualiza o impacto de esse olhar na formação em saúde que deve priorizar o fortalecimento do SUS.
Destacou a necessidade de integração das inúmeras políticas no sentido de aprimoramento e maior profundidade no processo de articulação. Isto terá mais êxito na medida em que considerarmos a necessária adequação dos programas para todas as regiões brasileiras à luz de suas especificidades.
Apontou como fundamental o mapeamento da força de trabalho em saúde no Brasil e sua centralidade para o melhor conhecimento das necessidades do país.
Por último fala do aumento de recursos para a SGTES em 2013, o que garantirá a continuidade e expansão dos programas.
A seguir passa a palavra para o Prof. Felipe Proenço de Oliveira, Diretor Adjunto do DEGES/SGTES que fez uma contextualização das principais questões do Sistema único de Saúde e seus alinhamentos com os Programas de Formação de Recursos Humanos em Saúde. Chamou atenção para o acompanhamento dos projetos novos e os referentes à Amazônia. Em seguida a Profa. Simone Mainieri Paulan trouxe a experiência da Política Nacional de Humanização e suas contribuições para o fortalecimento da formação em saúde no país e consequentemente do SUS. Comentou a importância da construção deste olhar também como um aspecto de relevância no trabalho docente e, sobretudo, no cuidado na entrada desses futuros profissionais, bem como nos serviços.
No período da tarde foram discutidas questões relacionadas à avaliação e acompanhamento dos Projetos. Em seguida trabalhou-se o novo formato do relatório de visitas/seminários locais e do instrutivo dessas visitas a serem utilizados no segundo semestre de 2012.
Para ver a apresentação realizada pelo Prof. Felipe Proenço de Oliveira, Diretor Adjunto do DEGES/SGTES
clique aqui.

 

 


 
PRÓ-SAÚDE - Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde