Administração
  Coordenação
  Assessoria
 
 Projetos
  Enfermagem
  Medicina
  Odontologia
 
 Documentação
  Legislação
  Relatórios
  Publicações
  Notícias
 
Pró-Saúde

II SEMINÁRIO DO PRÓ-SAÚDE

Projetos selecionados em 2005.

MINISTRO DA SAÚDE JOSÉ GOMES TEMPORÃO
ABRE O II SEMINÁRIO DO PRÓ-SAÚDE 1

Foi realizado nos dias 29 e 30 de maio de 2008 em Brasília o II Seminário do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde para os Cursos selecionados em 2005.

A Mesa de Abertura do II Seminário do Pró-Saúde contou com a participação do Ministro da Saúde José Gomes Temporão, do Secretário da SGTES/MS, do Secretário da SESu/MEC, de representação do CONASS e do CONASEMS, do Representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, do representante do INEP/MEC, da Diretora do DEGES/SGTES/MS e da representante da DNEM. Presente também na cerimônia de abertura o Secretário da SVS/MS.

O Seminário envolveu os 89 Projetos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia em número de aproximadamente 350 pessoas membros das Comissões Gestoras Locais do Pró-Saúde constituídas por docentes, estudantes, representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Conselheiros Municipais de Saúde. Participaram também Membros da Comissão Assessora do Pró-Saúde, da equipe técnica e de apoio do DEGES e CGPLAN da SGTES/MS.

Após a abertura o Secretário da SGTES Francisco Eduardo de Campos proferiu a Conferência “Contextualização do Pró-Saúde nas Ações Políticas do Ministério da Saúde”.
Em seguida a Mesa “Estratégias de articulação Serviço-Escola à luz da experiência do Pró-Saúde” foi Coordenada pela representante do CONASEMS na Comissão assessora do Pró-Saúde e pelo Coordenador do Pró-Saúde. Esta atividade foi desenvolvida com a apresentação da experiência das Secretárias Municipais de Saúde de Curitiba, Belo Horizonte e Passo Fundo.

Logo após o almoço foi realizada a Mesa Redonda: “Políticas de Preparação/Formação de Recursos Humanos para a Saúde” com os temas PET-SAÚDE, Instrumento de avaliação do ENADE, REUNI, Residências Médicas e Hospitais Universitários, Política do trabalho em Saúde e Diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica e a importância do pró-Saúde neste contexto. A programação do Seminário completa pode ser encontrada em arquivo anexo.

Após o almoço foram desenvolvidos trabalhos em grupos que abordaram ao longo da tarde do dia 29 e manhã do dia 30 de maio de 2008 os temas “A Comissão Gestora Local”; “Articulação inter e intra cursos na IES” e “Processo de formação profissional nos serviços da rede pública de saúde”.

Destaca-se que no início da manhã do dia 30 de maio de 2008 o Prof. Dr. Sigisfredo Luís Brenelli Coordenador-Geral de Ações Estratégicas em Educação na Saúde Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) apresentou o tema: “Processo de acompanhamento do Pró-Saúde”.

Na tarde do dia 30 de maio foi realizada a plenária de encerramento do II Seminário do Pró-Saúde 1 em atividade coordenada pela Dra. Ana Estela Haddad diretora do DEGES/SGTES/MS.

Clique aqui para ver a programação completa.


Veja Discurso do Dr. Diego Victoria, representante da
Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil.

E-mail da coordenação do Pró-Saúde: prosaude@saude.gov.br